sábado, 28 de maio de 2011

REVIVENDO O PASSADO - TNG VERÃO 2012


       A 12ª Edição do Fashion Rio começa segunda-feira (30), e por isso algumas marcas começam a revelar o que lhes serviu como inspiração para criação das suas coleções de verão. 
       Depois do estilo preppy apresentado no inverno, a TNG se inspirou nos anos 90 e no movimento clubber para traduzir para as passarelas o clima do verão. Mas para você que nunca ouviu falar deles ou não se lembra, aqui vai uma pequena pesquisa sobre essa tribo que esquentou as noites dos anos 90.
       Clubber, termo em inglês, atribuído a pessoas que frequentam danceterias (os clubs em inglês), que foram comuns nos anos 90, ajudou a elevar o Techno ao topo, e a cultura noturna pelas grandes cidades.
       Ao contrário do movimento Punk – que também crescia no mesmo período – não visavam lutar por um espaço na sociedade. O que os Clubbers queriam mesmo era pura diversão.  
       Os clubbers, em geral, se vestem de maneira extravagante e é possível reconhecer um pelas blusas coloridas, com personagens de mangás, saias e calças coloridas, leggings, tênis coloridos.. O seu armário é geralmente 50% verniz, maquiagens que brilham no escuro, estrelinhas, glitter, glimmer, sombras coloridas (de rosa-choque a azul-piscina), piercings, tatuagens tribais, cabelos estranhos que variam de verde-limão a rosa-choque. As meninas abusam da pulseiras e colares coloridos, tic-tacs para cabelo de todas as cores e imagináveis, piranhas, anéis supercoloridos e grandes.
       Em geral, os clubbers têm como ponto de encontro os clubes, as raves ou clubes de dança. Nestas são tocados os subgêneros de e-music como: TechnoTrip HopJungleUndergroundDrum and Bass,Hardstyle e Trance.
       O movimento foi tão forte no fim doa anos 90 que tivemos duas personagens de novela inspiradas nos clubbers. A primeira foi Vilminha Lisboa (Paloma Duarte) no Remake de Pecado Capital. Porém o fato da personagem ter alguns distúrbios psicológicos não deixava claro para o público onde começava o comportamento do clubber, e terminada a loucura da personagem. A segunda foi Gisela Rio (Thaís Fersoza) na novela Estrela Guia. Essa sim mostrava desde o comportamento do clubber até os locais onde frequentavam na época. Um ótimo personagem aliado a brilhante interpretação de Thaís Fersoza. Roubou a cena!
Thaís Fersoza em Estrela Guia - 1998


Mari Moon - Apresentadora da MTV Brasil
Clubber nos dias de Hoje

       Prometemos trazer para vocês todos os registros de como esse inesquecível movimento irá ser interpretado nas passarelas do Fashion Rio.


Fontes: Globo.com, Wikipédia, Teledramaturgia

3 comentários:

thayna disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
thayna disse...

a thayz fersoza e muito feia e cheia d chatici sua bruxa

Jorge Ramiro disse...

Mila é uma das mulheres mais bonitas que eu já vi na minha vida. Eu estou apaixonado por ela. Mas ela não me conhece. Embora uma vez a vi no Brasil. Ela estava em alguns restaurantes em higienópolis, estava filmando um anúncio. Eu queria seu autógrafo, mas não me atrevi a perguntar. Então eu fui para casa, triste. Eu estou melhor agora. Porque eu sou casado e minha mulher me ama.