quarta-feira, 21 de julho de 2010

Moda e Ficção

     Em tempos de remake de Ti-Ti-Ti, fomos pesquisar as quantas vezes o tema "Moda" já foi abordado em novelas e descobrimos que o tema é mais comum do que imaginávamos.

Brilhante - 1981 - 1982 / novela de Gilberto Braga, com direção de Daniel Filho

     O comércio de jóias e os mistérios sobre a exploração de minerais no Pantanal mato-grossense foram o fio condutor de Brilhante. Luiza (Vera Fisher), uma famosa designer de jóias volta ao Brasil e acaba se envolvendo com o genro de sua nova patroa. A trama não cativou o público.
     Destaque para figurino e o corte de cabelo de Vera. Ambos foram "hit" no início dos anos 80.




1986 - Ti-Ti-Ti / Novela de Cassiano Gabus Mendes, com direção de Wolf Maia

     Obra que inspirou o remake, narra a história de Ariclenes Almeida (Luís Gustavo) e André Spina (Reginaldo Faria) - Victor Valentin e Jacques Leclair respectivamente. Inimigos desde a infância, Ari resolve se infiltrar no terreno profissional de André (conceituado costureiro paulista) na pele do costureiro Victor Valentin. O que ninguém desconfia é que os modelos criados por Ari / Victor, são na verdade obra de Cecília - uma doente mental que faz roupas para bonecas. Só que Ari não sabe que Cecília é a mãe desaparecida de André / Jacques.
     Destaque para o Batom Boka, criado pelo personagem de Luís Gustavo, que foi comercializado pela Davene e virou sucesso de vendo.




1988 - Vale Tudo / novela de Gilberto Braga, com direção de Denis Carvalho e Ricardo Waddington

     Na trama que tratava de corrupção, Solange (Lídia Brondi) era editora de uma revista de moda. Seu corte de cabelo liso com franja mais curta, foi "hit" nos salões da época.





1990 - Top Model / novela de Walter Negrão e Antônio Calmon, com direção geral de Roberto Talma

     Duda (Malu Mader) é uma Top Model de sucesso. Ao ser contratada pela Confecção Covery, Duda entra em conflito ao se relacionar com os irmãos Gaspar Kundera (Nuno Leal Maia) e Alex Kundera (Cécil Thiré). Gaspar é um hippie remanescente que tem cinco filhos jovens, fruto dos seus relacionamentos com cinco mulheres diferentes. Alex é um típico "yuppie" dos anos 80. Cérebro da confecção desenvolve uma relação de ódio com a mãe Morgana (Eva Todor) e uma paixão doentia por Duda.
Duda ama o grafiteiro Lucas (Taumaturgo Ferreira), que veio de São Paulo para o Rio fugindo da polícia por ter se envolvido em um crime. Ele está a procura do seu pai que pode ser Gaspar ou Alex.




1993 - Sex Appeal / minissérie de Antônio Calmon, com direção de Ricardo Waddington

     A trama gira em torno de um concurso para eleger a nova Top Model. Luana Piovani brilhou no pela de Angel, uma modelo que era perseguida por um maníaco. O que ela não sabia é que esse homem era seu pai, que ela acreditava estar morto. Tudo não passava de um plano dela para se vingar da mãe dela. 
     Sex Appeal foi o primeiro trabalho na Rede Globo de jovens como Dani Winits, Camila Pitanga, Carol Dieckman, Nico Puig e Felipe Folgos




2001 - Um anjo caiu do céu / novela de Antônio Calmon, com direção de Denis Carvalho

     João Medeiros (Tarsísio Meira), um fotógrafo renomado, recebe uma segunda chance para conserta os erros de suas vida depois de sofrer um atentado terrorista. Rafael (Caio Blat), um anjo muito estiloso, recebe a missão de proteger João até que ele corrija tudo o que fez de errado. 
     Destaque para Renata Sorrah e Christiane Torloni, que interpretavam as irmãs Naná e Laila de Montaltino respectivamente. Naná era uma estilista em decadência, dona de uma Maison no centro do Rio. Laila dirigia uma imponente escola de moda e usava a beleza de sua filha Cuca (Débora Falabella) como meio de promover a escola. O figurino da novela era peça fácil nos guarda-roupas de todo o Brasil.



2002 - Desejos de Mulher / novela de Euclides Marinho, com direção geral de Denis Carvalho

     Embora a trama não tenha feito muito sucesso, o mundo da moda estava bem presente em Desejos de Mulher. Andréa Vargas (Regina Duarte), famosa estilista, descobre através de sua irmã Júlia (Glória Pires) que não é filha legítima de sua mãe. Pouco tempo depois ela também descobre que Bruno, seu marido, e Selma, seu braço direito no ateliê tem um caso. Os dois conseguem roubar tudo que ela tem, inclusive a marca "Andréa Vargas".
     Destaque para o figurino de Regiane Alves que interpretava Letícia, filha de Júlia que sonhava em ser estilista com a tia Andréa.


                                       

2006 - Viver a Vida / novela de Manoel Carlos, com direção de Jaime Monjardim

     O mundo da moda era o carro chefe da história. Helena (Taís Araújo) ,uma top de sucesso, se casa com o pai da sua maior rival Luciana (Alinne Moraes). Mas um a grande virada estaria por vir. Numa viagem a Petra para um desfile internacional, as duas veem suas vidas transformadas. Num acidente de ônibus Luciana fica tetraplégica.
     Destaques para o cabelo de Taís Araújo. E também para Bárbara Paz que em sua primeira novela na Rede Globo interpretou a aspirante a modelo Renata que lutava contra a anorexia alcoólica.




Nenhum comentário: